Unidade 11 : Intranet x Extranet
Para entendermos o que é Intranet e Extranet, precisamos falar antes, sobre a Internet.. Qual empresa hoje não conta com um computador conectado a internet? A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. Assim como destruição as guerras trazem avanços tecnológicos em velocidade astronômica, foi o caso da internet que surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.
Após isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura.
No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
Definição de internet:
A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.
Para que serve:
A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.
INTRANET
As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.
A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.
Definição de intranet:
A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.
EXTRANET
A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.
UNIDADE 10
Internet: Web 2.0 x Internet 2.0
Objetivo: Compreender a diferença entre as várias tecnologias da Internet
Para começo de conversa e para que possamos entender um pouco sobre as diferenças entre WEB2.0 e Internet 2.0 é importante saber de onde surgiu o tema Web 2.0...
Esse termo foi criado por Tim O'Reilly, entusiasta do Software Livre, em outubro de 2004, com a seguinte definição adaptada: "... é a mudança para uma “nova” Internet como plataforma, e o entendimento das regras para obter o sucesso nesse novo ambiente. (by apostila Professor Valente)
Após esse entendimento podemos perceber que Tim O'Reilly define web 2.0 como a mudança para uma internet como plataforma, ou seja, um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma.
Com isso entendo que a ideia básica é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para que se tornem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, assim aproveita-se a inteligência coletiva.
Agora a Internet 2.0 É uma nova rede de computadores, muito mais rápida e econômica que a internet, ela é tão inovadora que nos EUA já é possível que médicos acompanhem cirurgias à distância por meio da nova rede.
Já no Brasil a internet 2.0 deverá fazer as interligações entre os computadores de instituições públicas e privadas, como Universidades, órgãos ferais e etc.
Livro comentado em aula:
Livro: Freakonomics: O lado culto e inesperado de tudo o que nos afeta
Steven D Levitt & Stephen J Dubner- Ed. Campus
Disciplina Norteadora: Fundamentos de Estatística.

Sinopse: O autor, um economista americano, analisa diversos casos cujas estatísticas desmentem a percepção das pessoas e detalhas as razões escondidas por trás de fenômenos comuns. O caso central do livro é análise do declínio no número de ocorrência de crimes, contrário ao que era esperado na década de 90. Nesta década, a taxa de crimes aumentou e esperava-se que o ritmo de crescimento seria sustentado até os dias atuais. Porém, essa tendência se inverteu anos depois. Tentou-se explicá-la por diversas formas, como melhor policiamento, leis mais eficientes e melhor controle de porte de armas. Mas, segundo o autor, a razão preponderante da redução no crime foi a legalização do aborto, vinte anos antes da década analisada. A adoção do aborto reduziu a ocorrência de nascimentos de bebês em ambientes desfavoráveis nos quais eles não eram desejados ou aceitos. Com menos bebês rejeitados, menos adultos se tornam propensos ao crime. O autor desafia as noções amplamente aceitas, buscando as explicações “escondidas” para os fenômenos. Outros casos explorados são a comparação entre o perigo representado por piscinas e armas e também o fato dos traficantes terem muito dinheiro, mas ainda morarem com as mães.
UNIDADE 6
Principais Eixos dos Sistemas de Informação: Hardware – Software –
Peopleware – Netware – Banco de Dados
Objetivo: Precisar os principais eixos de fundamentação dos Sistemas de Informação
Vimos nessa aula um pouco sobre Hardware, software, Banco de dados, PEOPLEWARE, NETWARE qual a diferença entre eles e um pouco do que eles fazem em nosso dia-a-dia.
Hardware: É o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um
Sistema de Informação. Tem como principais partes: Unidade Central de Processamento
(CPU), dispositivos de Entradas e/ou Saídas e os dispositivos de Armazenamento (memórias
e disco rígido).
Software: Consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os
componentes do hardware de um Sistema de Informação. Para você entender melhor esses
dois primeiros componentes de TI, vamos utilizar uma definição bem popular, aonde se
brinca dizendo que Hardware é tudo aquilo que você “chuta”, e Software aquilo que você
“xinga”.
Banco de Dados; É o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um
Sistema de Informação. Tem como principais partes: Unidade Central de Processamento
(CPU), dispositivos de Entradas e/ou Saídas e os dispositivos de Armazenamento (memórias
e disco rígido).
PEOPLEWARE
São todos os profissionais que, diretamente ou indiretamente, estão relacionados e utilizam
os Sistemas de Informação.
NETWARE (REDE)
Responsável em interligar os diversos equipamentos de computação e transferir dados de
uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser
conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo. Uma rede liga
dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, como uma impressora por
exemplo.
Vimos também a respeito de PAN Redes pessoais, para conexão de curtas distâncias; LAN Tipicamente as Redes Locais de escritório, ou de Laboratório;
MAN Redes de dimensões de uma cidade, por exemplo: a USP, com a sua Cidade Universitária toda conectada e WAN Redes de longa distância, o melhor exemplo é a própria Internet.
UNIDADE 7
Elementos Básicos dos Sistemas de Informação: Processos, Pessoas e Tecnologia.
Objetivo: Definir os elementos básicos de um Sistema de Informação.
Falando um pouco deTecnologia, processos e pessoas, se fizermos um paralelo vemos pessoas no peopleware,o sistema de informação está ligado também a pessoas relacionadas ou não a tecnologia e sistema da informação está ligado a processos.
Toda vez que ouvirmos falar em entrada, processamento e saída estamos falando de processo;
UNIDADE 8
O que é um Processo de Negócio ? Conceituação de Sistemas de Informações
Objetivo: Conceituar Processo de Negócio dentro do contexto de Sistemas de Informações.
Modelo mais completo de um modelo de sistema:
Esse modelo é interessante para consultores, empreendedores internos e externos, porque, se pensarmos nesse desenho existe um diferencial, que é o fedeeback, quando você recebe uma informação para executar alguma tarefa, você pede para ele um fedeeback para saber se você está no caminho certo. Desta forma você entende qual é a expectativa dele.
Imput: Entrada, saída e temos também o fedeeback.
O SIG manipula informações transacionais e as traduzem para um formato/linguagem inteligível onde seja possível visualizar o desempenho, produtividade, performance da área e a empresa como um todo.
UNIDADE 9
Empresa Tradicional, Mista, Virtual e Digital
Objetivo: Contextualizar, no mercado, do ponto de vista tecnológico, as principais diferenças
entre os diversos tipos de empresas.
E para finalizar vimos um pouco também sobre a diferença entre empresa TRADICIONAL, MISTA, VIRTUAL E DIGITAL.
A idéia básica é que empresa TRADICIONAL não sobrevive mais se não tiver um pé na WEB como uma Empresa Virtual.
Algumas empresas ainda está vivendo esse modelo misto (Empresa Mista).“www” da vida.
Possuem tanto um endereço físico, como um endereço virtual – o famoso
Já as empresas MISTAS a diferença é que possuem tanto lojas em Shoppings, como também se pode acessar através da Internet. Ex. Lojas AMERICANAS.
Empresa VIRTUAL, é aquela empresa que o cliente só conseguirá adquirir algum produto pela WEB. E, como
Virtual do mundo a AMAZON, e podemos destacar também a bem sucedida DELL.
E daí praticamente o papel seria extinto, e todos os dados edigitalizados, por isso empresas Digitais.
informações que circulam numa empresa estariam
Enfim, as empresas TRADICIONAIS, ou Clássicas, estão transformando-se cada vez mais, e
paulatinamente para o tipo DIGITAL. E o caminho a seguir é adaptar-se primeiramente ao
modelo da Empresa Mista e prosseguir para uma Empresa Virtual.